Às vezes, o teu dispositivo não funciona como esperado. Em alguns casos, podes resolver isto tu mesmo. Ao resolveres o problema tu mesmo, não tens de enviar o teu dispositivo para reparação. E, deste modo, poupas tempo!
Abaixo, encontrarás problemas comuns e as suas soluções. Clica num problema para leres a explicação.
Quer o teu telefone seja novo, quer já o tenhas há algum tempo, pode acontecer que, de repente, se recuse a ligar. Isto pode ter várias causas, por isso tenta o seguinte antes de enviares desnecessariamente o telefone para reparação.
Se o teu telefone não ligar imediatamente, a tua bateria pode ter ficado sem carga durante algum tempo. Nesse caso, o teu telefone precisa de um pouco mais de tempo para começar a carregar. Coloca o teu telefone no carregador durante pelo menos uma hora e verifica se liga.
Se já tens o telefone há algum tempo, pode acontecer que a bateria do telefone esvazie mais rapidamente do que no início. Mesmo quando acabas de receber o telefone, a bateria pode esgotar-se mais rapidamente do que esperavas. A curta duração da bateria pode dever-se a coisas diferentes. Seguem-se algumas dicas:
Não é surpresa que, após algum tempo, o teu telefone responda um pouco mais lentamente do que quando era novo. Seguem-se algumas dicas para garantir que o teu telefone responda um pouco mais depressa:
É possível que o dispositivo não exiba o teu próprio idioma na primeira vez que é ligado. A maioria dos telefones permitem mudar o idioma logo desde o início. Se este não for o caso, podes, muitas vezes, resolver isto ao inserir o teu cartão SIM. Desliga o telefone, insere um cartão SIM do idioma desejado e reinicia o telefone. Muitas vezes, a opção de configurar o telefone para este idioma aparecerá agora.
A Gomibo só oferece dispositivos desbloqueados. Se encomendaste o teu telefone através da Gomibo, este está sempre desbloqueado. Talvez haja um problema com o teu cartão SIM. Consulta a pergunta abaixo, "O meu telefone não reconhece o meu cartão SIM" para obteres uma solução.
Utilizas um cartão SIM não europeu?
Alguns telefones estão equipados com um bloqueio regional, de modo que um telefone feito para o mercado europeu, por exemplo, não pode ser vendido na América. Na Gomibo só vendemos telefones europeus. Se utilizares um cartão SIM não europeu, pode acontecer que não funcione devido a este bloqueio regional.
O bloqueio regional expira em muitos dispositivos, ao efetuar uma chamada (consecutivamente) durante 5 minutos com um cartão SIM europeu. Neste caso, podes tentar cancelar o bloqueio regional ao utilizares o cartão SIM europeu de um amigo ou familiar e utilizá-lo para fazer uma chamada com o teu telefone. Também podes adquirir um cartão pré-pago europeu e utilizá-lo para fazer chamadas durante 5 minutos. Por favor tem em atenção: O bloqueio regional nem sempre pode ser desativado. Por isso, aconselhamos-te a utilizar sempre um cartão SIM europeu no teu dispositivo.
Se o teu telefone não pedir um código PIN depois de inserires o teu cartão SIM, provavelmente o teu cartão SIM não está a ser lido. Primeiro, é bom saber se o problema é com o cartão SIM ou com o telefone. Para o fazeres, faz um teste cruzado com o cartão SIM:
Se o teu cartão SIM também não funcionar noutro telefone, o problema é com o cartão SIM. Se o teu telefone não funcionar com outro cartão SIM, então o problema é com o teu telefone.
Estás a usar um cartão SIM cortado? Alguns dispositivos são muito sensíveis à forma do cartão SIM e não funcionam correctamente se o cartão for cortado um pouco torto. Tenta ver se um micro ou nano cartão SIM original funciona. Para estar no lado seguro, experimenta o cartão SIM cortado noutro dispositivo. Desta forma podes descobrir se o problema é com o cartão SIM ou com o dispositivo.
O teu telefone estava ligado quando inseriste o cartão SIM? Então reinicia o dispositivo. Ainda não está a funcionar? Então o teu telefone pode ter um defeito. Temos todo o gosto em ajudar-te a resolver isto. Por favor vê a nossa página Garantia & Reparações.
Isto pode ser um problema com o teu telefone ou no teu cartão SIM. Primeiro tenta descobrir onde reside o problema.
As dicas acima não estão a ajudar? Claro que estamos felizes por te ajudar a resolvê-las. Vê a nossa página de Garantia e Reparações.
Não estás ligado à Internet? Isto pode dever-se a certas configurações no teu telefone. Nesse caso, podes tentar alterar manualmente as definições da APN.
Se o teu ecrã não responder, a função TalkBack do telefone pode estar ativada. Isto muda completamente a forma como operas o teu telefone. Desliga a função TalkBack e o ecrã deverá funcionar novamente.
Se o ecrã do teu dispositivo aparecer subitamente mais vermelho do que o normal, o modo noturno pode estar ativado.
O teu problema não está resolvido?
Então, também pode ser um problema com as definições do teu ecrã. Se tiveres um telefone com um ecrã AMOLED, Super AMOLED ou OLED, pode dever-se às definições do teu ecrã. Na maioria dos telefones, podes abrir as definições ao tocar em "Definições" e "Ecrã". Se encontrares a opção "Calibragem do ecrã", podes ajustar as cores do teu ecrã ao utilizares um controlo de deslize, por exemplo.
Um dos pixels do teu ecrã é de cor diferente dos restantes ou pisca a branco quando estás a fazer uma chamada? Na maioria dos casos, trata-se de um sensor de proximidade. Um sensor de proximidade é um sensor que consegue "ver" se estás ao telefone e a segurar o telefone junto ao ouvido. O ecrã é automaticamente desligado para que não desligues o telefone acidentalmente ao tocar com a orelha no ecrã.
Para dispositivos com um entalhe grande ou molduras largas, o sensor de proximidade é frequentemente incorporado no entalhe ou na moldura. Quando o ecrã preenche toda a parte frontal, é normalmente incorporado no próprio ecrã.
Se utilizares muito o teu dispositivo, o armazenamento encher-se-á lentamente com aplicações, ficheiros e processos. Isto pode fazer com que o telefone abrande, falhe mais vezes ou tenha uma duração de bateria mais curta.
Às vezes, os iPhones da Apple recondicionados exibem uma notificação quando um reparo, como a substituição da bateria, foi realizado. Poderás ver a seguinte notificação: Não podemos verificar se este iPhone contém uma bateria original da Apple. Não existem informações disponíveis sobre o estado da bateria.
Porque é que o teu iPhone está a apresentar esta notificação? Um iPhone recondicionado foi aberto, inspeccionado e reparado, se necessário, antes de ser vendido. Às vezes, são substituídas peças para garantir que o iPhone dura o máximo de tempo possível. A bateria do teu iPhone será substituída se a sua capacidade for inferior a 85%. O iPhone regista que uma peça foi removida e notifica-te.
Quando uma peça é reparada ou substituída, a Forza utiliza peças Made For iPhone. É por este motivo que verás uma notificação no teu iPhone recondicionado. As peças Made For iPhone são peças que não são fabricadas por uma fábrica da Apple, mas são certificadas como peças para iPhone. Não afectam de forma alguma o desempenho da bateria ou do ecrã do iPhone. A notificação desaparecerá automaticamente após cerca de 14 dias.
Podes ler tudo sobre iPhones recondicionados nesta página.
Os teus auriculares não estão a funcionar corretamente ou não estão a ligar? Se for o caso, segue os passos abaixo para resolver o problema:
Os teus auriculares não estão a funcionar corretamente ou não estão a ligar? Se for o caso, segue os passos abaixo para resolver o problema:
A bracelete do teu Fitbit partiu-se no prazo de 2 anos após a tua compra na Gomibo e trata-se de um defeito de fabrico? Podes solicitar uma nova bracelete à Fitbit seguindo os passos abaixo: