O meu dispositivo é realmente defeituoso?

Às vezes, o teu dispositivo não funciona como esperado. Em alguns casos, podes resolver isto tu mesmo. Ao resolveres o problema tu mesmo, não tens de enviar o teu dispositivo para reparação. E, deste modo, poupas tempo!

Abaixo, encontrarás problemas comuns e as suas soluções. Clica num problema para leres a explicação.


Problemas comuns

  • O meu dispositivo (já) não liga

    Quer o teu telefone seja novo, quer já o tenhas há algum tempo, pode acontecer que, de repente, se recuse a ligar. Isto pode ter várias causas, por isso tenta o seguinte antes de enviares desnecessariamente o telefone para reparação.

    • Bateria amovível: Tens um novo dispositivo, mas não consegues ligá-lo? Se tiveres um dispositivo com uma bateria amovível, é possível que este ainda tenha uma película protetora à volta da bateria. Esta está localizada entre os pontos de contacto da bateria e do dispositivo. Nesse caso, retira a parte de trás do dispositivo e a bateria. Remove a película e reintroduz a bateria no dispositivo. Depois, volta a ligar o telefone.

    • Bateria vazia: Isto pode ser óbvio, mas pode acontecer que a bateria do telefone tenha estado vazia durante muito tempo, o que faz com que demore mais tempo a começar a carregar. Coloca o telefone no carregador durante, pelo menos, uma hora e verifica se o telefone liga.

    • Carregador com defeito: Se o teu telefone não quiser carregar, pode ser devido ao carregador. Experimenta o carregador com outro telefone e experimenta outro carregador com o teu telefone. Não te esqueças de mudar tanto a ficha como o cabo, porque também pode ser um problema com um destes elementos. Desta forma, podes verificar se o problema é com o teu telefone ou com o carregador.

    • Sujidade na porta de carregamento: Se tens o telefone há algum tempo, pode acumular-se sujidade na porta de carregamento. Isto pode fazer com que o telefone pare de carregar. Podes tentar remover o pó com uma pipeta especial para soprar o ar, ou podes tentar remover o pó ao soprar. Se isto não funcionar, visita uma loja de venda de telefones mais próxima. Estas podem, muitas vezes, remover o pó com bastante facilidade.

  • O meu dispositivo não está a carregar

    Se o teu telefone não ligar imediatamente, a tua bateria pode ter ficado sem carga durante algum tempo. Nesse caso, o teu telefone precisa de um pouco mais de tempo para começar a carregar. Coloca o teu telefone no carregador durante pelo menos uma hora e verifica se liga.

    • Carregador com defeito: Se o teu telefone não quiser carregar, pode ser devido ao carregador. Experimenta o carregador com outro telefone e experimenta outro carregador com o teu telefone. Não te esqueças de mudar tanto a ficha como o cabo, porque também pode ser um problema com um destes elementos. Desta forma, podes verificar se o problema é com o teu telefone ou com o carregador.

    • Sujidade na porta de carregamento: Se tens o telefone há algum tempo, pode acumular-se sujidade na porta de carregamento. Isto pode fazer com que o telefone pare de carregar. Podes tentar remover o pó com uma pipeta especial para soprar o ar, ou podes tentar remover o pó ao soprar. Se isto não funcionar, visita uma loja de venda de telefones mais próxima. Estas podem, muitas vezes, remover o pó com bastante facilidade.

  • A bateria fica vazia rapidamente

    Se já tens o telefone há algum tempo, pode acontecer que a bateria do telefone esvazie mais rapidamente do que no início. Mesmo quando acabas de receber o telefone, a bateria pode esgotar-se mais rapidamente do que esperavas. A curta duração da bateria pode dever-se a coisas diferentes. Seguem-se algumas dicas:

    • Atualiza o software: Com cada atualização de software, tentam distribuir corretamente a energia que o telefone utiliza. Por isso, há uma boa hipótese de que, se atualizares o software, a vida útil da bateria possa voltar a ser, de repente, muito mais longa. (Android, iOS)

    • Reinicia o telefone com regularidade: Reinicia o telefone todas as semanas. Isto evita que aplicações desnecessárias gastem a bateria e que pequenos erros de memória afetem a duração da bateria.

    • Desativa funções e aplicações desnecessárias: Bluetooth, Wi-fi e GPS são funções do telefone de que não precisas durante todo o dia, mas que gastam uma enorme quantidade de energia. Por isso, desliga-as sempre que não as estiveres a utilizar. Vê também a configuração da bateria do teu telefone. Podes ver a quantidade de bateria que o telefone utiliza por aplicação.
  • O meu telefone é lento

    Não é surpresa que, após algum tempo, o teu telefone responda um pouco mais lentamente do que quando era novo. Seguem-se algumas dicas para garantir que o teu telefone responda um pouco mais depressa:

    • Atualiza o software: Com cada atualização de software, tentam fazer com que o hardware do telefone funcione melhor com o software do telefone. Assim, é provável que quando fizeres uma atualização de software, o telefone seja de novo um pouco mais rápido. (Android, iOS)

    • Reinicia o telefone: Ao redefinires o teu telefone para as configurações de fábrica, tudo será restaurado e provavelmente irá comportar-se como antes. Todos os erros serão removidos e os teus ficheiros deixarão de ser um entrave. (Android, iOS)

    • Remove conteúdos desnecessários do teu telefone: Tanto o espaço de armazenamento como a memória cache podem fazer com que o telefone fique cheio e, por isso, mais lento. Esvaziar a cache de vez em quando e manter um registo dos ficheiros pode impedir que isto aconteça.
  • O meu dispositivo não está configurado no idioma que eu quero

    É possível que o dispositivo não exiba o teu próprio idioma na primeira vez que é ligado. A maioria dos telefones permitem mudar o idioma logo desde o início. Se este não for o caso, podes, muitas vezes, resolver isto ao inserir o teu cartão SIM. Desliga o telefone, insere um cartão SIM do idioma desejado e reinicia o telefone. Muitas vezes, a opção de configurar o telefone para este idioma aparecerá agora.

  • O meu dispositivo tem um bloqueio do SIM

    A Gomibo só oferece dispositivos desbloqueados. Se encomendaste o teu telefone através da Gomibo, este está sempre desbloqueado. Talvez haja um problema com o teu cartão SIM. Consulta a pergunta abaixo, "O meu telefone não reconhece o meu cartão SIM" para obteres uma solução.

    Utilizas um cartão SIM não europeu?
    Alguns telefones estão equipados com um bloqueio regional, de modo que um telefone feito para o mercado europeu, por exemplo, não pode ser vendido na América. Na Gomibo só vendemos telefones europeus. Se utilizares um cartão SIM não europeu, pode acontecer que não funcione devido a este bloqueio regional.

    O bloqueio regional expira em muitos dispositivos, ao efetuar uma chamada (consecutivamente) durante 5 minutos com um cartão SIM europeu. Neste caso, podes tentar cancelar o bloqueio regional ao utilizares o cartão SIM europeu de um amigo ou familiar e utilizá-lo para fazer uma chamada com o teu telefone. Também podes adquirir um cartão pré-pago europeu e utilizá-lo para fazer chamadas durante 5 minutos. Por favor tem em atenção: O bloqueio regional nem sempre pode ser desativado. Por isso, aconselhamos-te a utilizar sempre um cartão SIM europeu no teu dispositivo.

  • O meu dispositivo não reconhece o meu cartão SIM

    Se o teu telefone não pedir um código PIN depois de inserires o teu cartão SIM, provavelmente o teu cartão SIM não está a ser lido. Primeiro, é bom saber se o problema é com o cartão SIM ou com o telefone. Para o fazeres, faz um teste cruzado com o cartão SIM:

    1. Coloca o teu próprio cartão SIM noutro telefone e vê se funciona;
    2. Coloca outro cartão SIM no teu telefone e vê se funciona.

    Se o teu cartão SIM também não funcionar noutro telefone, o problema é com o cartão SIM. Se o teu telefone não funcionar com outro cartão SIM, então o problema é com o teu telefone.

    Estás a usar um cartão SIM cortado? Alguns dispositivos são muito sensíveis à forma do cartão SIM e não funcionam correctamente se o cartão for cortado um pouco torto. Tenta ver se um micro ou nano cartão SIM original funciona. Para estar no lado seguro, experimenta o cartão SIM cortado noutro dispositivo. Desta forma podes descobrir se o problema é com o cartão SIM ou com o dispositivo.

    O teu telefone estava ligado quando inseriste o cartão SIM? Então reinicia o dispositivo. Ainda não está a funcionar? Então o teu telefone pode ter um defeito. Temos todo o gosto em ajudar-te a resolver isto. Por favor vê a nossa página Garantia & Reparações.

  • O meu dispositivo não tem serviço

    Isto pode ser um problema com o teu telefone ou no teu cartão SIM. Primeiro tenta descobrir onde reside o problema.

    1. Primeiro reinsere o teu cartão SIM no teu telefone e reinicia-o. Certifica-te de que preencheste o teu pincode e verifica se já tens serviço.
    2. Ainda não tens serviço? Coloca o teu cartão SIM noutro telefone. Se tiveres serviço, pode ser um problema com o teu telefone. Para descartar isto, é uma boa ideia tentar primeiro as seguintes coisas. Mesmo que não tenhas serviço, podes tentar as seguintes coisas.
    3. Insere outro cartão SIM, por exemplo de um amigo ou membro da família, no teu dispositivo. Verifica se tens serviço com este cartão. Tens o serviço agora? Então o problema é com o teu cartão SIM ou com a cobertura do teu fornecedor. Podes pedir um novo cartão SIM através do teu fornecedor.
    4. Não tens nenhum serviço com outro cartão SIM? Então o problema é provavelmente com o teu dispositivo. Primeiro tenta redefinir o teu telefone, isto ajuda muitas vezes a resolver o problema.

    As dicas acima não estão a ajudar? Claro que estamos felizes por te ajudar a resolvê-las. Vê a nossa página de Garantia e Reparações.

  • O meu dispositivo não se liga à internet móvel

    Não estás ligado à Internet? Isto pode dever-se a certas configurações no teu telefone. Nesse caso, podes tentar alterar manualmente as definições da APN.

  • O meu ecrã não está a responder

    Se o teu ecrã não responder, a função TalkBack do telefone pode estar ativada. Isto muda completamente a forma como operas o teu telefone. Desliga a função TalkBack e o ecrã deverá funcionar novamente.

  • O meu ecrã tem um brilho vermelho

    Se o ecrã do teu dispositivo aparecer subitamente mais vermelho do que o normal, o modo noturno pode estar ativado.

    • Em dispositivos Android podes verificar isto ao deslizares o ecrã de cima para baixo duas vezes. Isto abrirá as definições, onde poderás verificar se o modo noturno está ativado. Desativa esta função ao premir o botão.
    • Em iPhones, verifica isto ao deslizares o ecrã de baixo para cima. Isto abrirá o painel de controlo. Mantém premido o controlo de deslize de luminosidade durante muito tempo (ou pressiona-o com força com 3D Touch) e vê se True Tone e Night Shift estão ativados. Desativa ambas as funções ao premir o botão.

    O teu problema não está resolvido?
    Então, também pode ser um problema com as definições do teu ecrã. Se tiveres um telefone com um ecrã AMOLED, Super AMOLED ou OLED, pode dever-se às definições do teu ecrã. Na maioria dos telefones, podes abrir as definições ao tocar em "Definições" e "Ecrã". Se encontrares a opção "Calibragem do ecrã", podes ajustar as cores do teu ecrã ao utilizares um controlo de deslize, por exemplo.

  • O meu ecrã tem um pixel "morto" ou intermitente

    Um dos pixels do teu ecrã é de cor diferente dos restantes ou pisca a branco quando estás a fazer uma chamada? Na maioria dos casos, trata-se de um sensor de proximidade. Um sensor de proximidade é um sensor que consegue "ver" se estás ao telefone e a segurar o telefone junto ao ouvido. O ecrã é automaticamente desligado para que não desligues o telefone acidentalmente ao tocar com a orelha no ecrã.

    Para dispositivos com um entalhe grande ou molduras largas, o sensor de proximidade é frequentemente incorporado no entalhe ou na moldura. Quando o ecrã preenche toda a parte frontal, é normalmente incorporado no próprio ecrã.

  • O meu dispositivo é lento, avaria muitas vezes ou, de repente, tem uma curta duração da bateria

    Se utilizares muito o teu dispositivo, o armazenamento encher-se-á lentamente com aplicações, ficheiros e processos. Isto pode fazer com que o telefone abrande, falhe mais vezes ou tenha uma duração de bateria mais curta.

    • Eliminar ficheiros: Tenta eliminar ficheiros, tais como aplicações, fotografias, filmes e música do teu telefone. Isto irá reduzir a quantidade de RAM utilizada e aumentar o espaço de armazenamento disponível no teu dispositivo. Isto tem frequentemente um efeito positivo na velocidade e na duração da bateria.
    • Reiniciar dispositivo: Se queres começar tudo de novo com uma tábua limpa, reinicia o teu dispositivo. Isto irá restaurar o teu telefone, tal como estava quando saiu da fábrica. Ao restaurares as configurações de fábrica, o teu telefone irá eliminar todos os ficheiros do dispositivo. Por isso, primeiro, faz uma cópia de segurança dos ficheiros que queres guardar! Restaura o teu telefone para as predefinições de fábrica, ao acederes a "Efetuar back up e Repor" nas definições. Toca em "Restaurar as definições de fábrica". Depois de fazeres isto, o teu telefone estará completamente vazio de novo e os problemas provavelmente terão sido resolvidos.
  • O meu iPhone recondicionado mostra uma notificação sobre uma peça

    Às vezes, os iPhones da Apple recondicionados exibem uma notificação quando um reparo, como a substituição da bateria, foi realizado. Poderás ver a seguinte notificação: Não podemos verificar se este iPhone contém uma bateria original da Apple. Não existem informações disponíveis sobre o estado da bateria.

    Porque é que o teu iPhone está a apresentar esta notificação? Um iPhone recondicionado foi aberto, inspeccionado e reparado, se necessário, antes de ser vendido. Às vezes, são substituídas peças para garantir que o iPhone dura o máximo de tempo possível. A bateria do teu iPhone será substituída se a sua capacidade for inferior a 85%. O iPhone regista que uma peça foi removida e notifica-te.

    Quando uma peça é reparada ou substituída, a Forza utiliza peças Made For iPhone. É por este motivo que verás uma notificação no teu iPhone recondicionado. As peças Made For iPhone são peças que não são fabricadas por uma fábrica da Apple, mas são certificadas como peças para iPhone. Não afectam de forma alguma o desempenho da bateria ou do ecrã do iPhone. A notificação desaparecerá automaticamente após cerca de 14 dias.

    Podes ler tudo sobre iPhones recondicionados nesta página.



Problemas comuns com acessórios

  • Os meus Airpods ou outros auscultadores não emitem nenhum som

    Os teus auriculares não estão a funcionar corretamente ou não estão a ligar? Se for o caso, segue os passos abaixo para resolver o problema:

    1. Limpa os teus auriculares: Os auriculares in-ear, como os Apple AirPods, podem ficar sujos. Se os teus auriculares deixarem de funcionar de repente ou se o som não for tão bom, a causa é muitas vezes a acumulação de sujidade. A sujidade pode acumular-se nos auriculares se não forem limpos, pelo que é importante limpá-los regularmente. Podes ler mais sobre como limpar os AirPods no Website da Apple. Segue também estas dicas para outros auriculares in-ear.
    2. Actualiza o software: Um dos teus auriculares não está a funcionar ou está a responder mal? Normalmente, podes resolver estes problemas reiniciando os auriculares. Visita o Website da Apple para obteres mais informações.
  • Os meus auscultadores Nothing Ear (1) não emitem nenhum som

    Os teus auriculares não estão a funcionar corretamente ou não estão a ligar? Se for o caso, segue os passos abaixo para resolver o problema:

    1. Repõe os auriculares Nothing Ear (1): Coloca os auriculares no estojo de carregamento e deixa o estojo aberto. Mantém premido o botão na parte lateral do estojo durante 10 segundos. O LED vermelho piscará durante alguns segundos para indicar que os auriculares foram reiniciados. Volta a ligar os auriculares ao teu dispositivo e verifica se o problema ficou resolvido.
    2. Actualiza o software: Verifica na Playstore/App Store se existe uma atualização para a aplicação Ear 1. Instala a atualização e coloca os auriculares na caixa aberta. Liga o teu telefone aos auriculares através do Bluetooth e inicia a aplicação. Deixa os auriculares na caixa até a atualização do software estar concluída. Quando a atualização estiver concluída, fecha a caixa durante 10 segundos. Depois, podes voltar a ligar os auriculares e o novo software será instalado.
    3. Liga os auriculares corretamente: Abre o estojo de carregamento com os auriculares no interior e deixa os auriculares no estojo até se ligarem automaticamente ao telefone. Quando ambos os auriculares estiverem ligados, podes retirá-los do estojo. Agora estás pronto para desfrutar da tua música preferida.
  • A bracelete do meu Fitbit está com defeito

    A bracelete do teu Fitbit partiu-se no prazo de 2 anos após a tua compra na Gomibo e trata-se de um defeito de fabrico? Podes solicitar uma nova bracelete à Fitbit seguindo os passos abaixo:

    1. Inicia sessão no Website da Fitbit: Clica aqui para iniciar sessão no Website da Fitbit, utilizando a conta que está ligada ao Fitbit com a bracelete partida.
    2. Solicita uma nova bracelete: Solicita uma nova bracelete enviando uma reclamação e seguindo os passos no Website da Fitbit.
    3. Acompanha o estado da tua reclamação: A Fitbit analisará a tua reclamação num prazo médio de 3 dias e entrará em contacto contigo. Receberás uma nova bracelete se houver um defeito de fabrico. Se for desgaste normal, arranhões ou uso indevido, o dano não é coberto pela garantia e a Fitbit não cobrirá o dano.