Apple iPhone 15 Pro 256GB Branco - FAQ
Perguntas mais frequentes para o(a) Apple iPhone 15 Pro
Resposta:
Se compraste este dispositivo novo, pode parecer que o altifalante e/ou microfone do telefone não está a funcionar. Por exemplo, podes não ser capaz de ouvir a outra pessoa ao telefone. Isto porque este modelo vem com uma folha de proteção à sua volta. Esta proteção também cobre o altifalant e o microfone, fazendo parecer que estas peças não estão a funcionar corretamente. Retira a proteção frontal e traseira para poderes fazer bom uso do teu telefone.
Resposta:
O espaço de armazenamento do teu telefone pode ficar cheio ao armazenar muitas aplicações, fotografias, vídeos, música, ou contactos. Isto é muito aborrecido, porque torna o teu telefone lento e não poderás descarregar novas fotos ou aplicações. Infelizmente, a memória do teu telefone não pode ser expandida com um cartão de memória. Mas há outra solução: usar o armazenamento em nuvem. Podes carregar fotografias e vídeos para a Nuvem e depois apagá-los do teu telefone. Os ficheiros permanecem acessíveis no teu telefone através da Nuvem, mas já não ocupam espaço no teu dispositivo. Desta forma, o teu telefone mantém-se rápido e tem espaço para novas aplicações. Exemplos de armazenamento em nuvem incluem o iCloud, Dropbox, Google Drive, e Microsoft OneDrive.
Resposta:
Alguns telefones têm a câmara frontal e o sensor de proximidade no ecrã. O sensor de proximidade pisca assim que aproximas o telefone ao teu ouvido. Parece que ficas com um píxel morto no ecrã.
Esse píxel branco intermitente não é um píxel morto, mas sim o sensor de proximidade que faz o seu trabalho de desligar o ecrã enquanto telefonas para evitar toques não intencionais.
Resposta:
Como regra, os danos causados pela água em qualquer equipamento eletrónico não são cobertos pela garantia. Isto deve-se ao facto de os danos provocados pela água serem causados pelos utilizadores. O fabricante não pode dar uma garantia sobre isto, porque não pode influenciar o uso do dispositivo.
Muitos dispositivos, tais como smartphones, relógios inteligentes e monitores de fitness, têm um certificado de impermeabilidade indicado por um código, como IP68 ou 5ATM. Os danos causados pela água nestes dispositivos certificados à prova de água também não estão cobertos pela garantia. Isto porque o selo impermeável do teu dispositivo pode estar sujeito a desgaste devido à sua utilização normal. Portanto, tenta sempre evitar que o teu dispositivo se molhe, mesmo que seja à prova de água.
Resposta:
Se tiveres uma pergunta ou um problema com o teu produto Apple, é muito fácil obter ajuda através da aplicação Apple Support. Esta aplicação pode ser descarregada gratuitamente da App Store ou já está instalada no teu telefone. Na aplicação encontrarás instruções úteis passo a passo, factos interessantes e soluções para quaisquer problemas que possas ter com o teu produto Apple. Se o teu produto estiver danificado a tal ponto que já não consigas abrir a aplicação, também podes pedir ajuda para o dispositivo através de outro dispositivo. Escolhe o produto para o qual gostarias de ajuda a partir do menu. O teu produto fica na lista, desde que faças o login com os detalhes corretos! Abaixo encontrarás um plano geral passo-a-passo para usar a aplicação:
- Abre a aplicação. Ser-te-á pedido que faças o login com os teus dados iCloud, fá-lo.
- Seleciona o produto para o qual precisas de ajuda. Se o teu dispositivo estiver danificado ao ponto de não poderes aceder à aplicação, podes também solicitar ajuda para o dispositivo com outro dispositivo Apple, desde que inicies sessão com a mesma conta iCloud.
- Podes agora utilizar as opções do menu para procurar o teu problema específico. Quando tiveres encontrado o teu problema, clica nele.
Vão-te ser agora apresentadas várias opções para obteres ajuda. Escolhe qual delas achas mais útil!
Sabias que muitos problemas com o teu telefone podem ser resolvidos sem reparação? Lê sempre os artigos oferecidos na aplicação Apple Support. Quem sabe, a solução para o teu problema pode estar lá!
Resposta:
A Siri é um assistente digital para utilizadores do sistema operativo iOS da Apple. Desde o lançamento do iOS 5 em 2011, a Siri foi integrada no sistema operativo. Desde então, a aplicação tem estado disponível em todos os dispositivos Apple com sistema iOS 5 ou superior. Podes pedir à Siri para executar várias tarefas no teu iPhone ou iPad. Por exemplo, a aplicação pode procurar bons restaurantes ou reservar uma mesa. Também pode enviar mensagens de texto por voz ou fazer pesquisas, por exemplo. A Siri baseia-se em vários motores de pesquisa, tais como o Google, Yahoo!, e Bing. A aplicação também lê jornais e outros websites (notícias) de forma a fornecer informações ao utilizador. Podes fazer perguntas à Siri sobre vários assuntos diferentes e obterás quase sempre uma resposta (razoavelmente) precisa. A Siri cresceu consideravelmente desde a sua introdução e agora também fornece informação não solicitada sobre, por exemplo, tempo de viagem do trabalho para casa, compromissos, e sugestões para bons restaurantes na tua área.
Se não quiseres utilizar a aplicação, podes desligar a Siri. Podes fazê-lo facilmente através das definições. Nas definições, vais até "Geral" e depois "Siri". A função pode ser desativada aí, clicando no botão deslizante.
Resposta:
Desde o iOS 9.0, Siri, a assistente virtual da Apple, tem sido proactiva. Isto significa que a Siri não só reage ao que fazes, mas também faz sugestões ativamente. Mesmo que não o peças. Por exemplo, a Siri dá dicas sobre aplicações úteis e coloca automaticamente no teu calendário os compromissos ou bilhetes de avião que recebes no teu e-mail. Por isso, há muitas funções extra úteis incorporadas. A Siri faz "sugestões de aplicações" para que possas abrir rapidamente aplicações frequentemente utilizadas do teu ecrã bloqueado. Pensa numa aplicação que utilizas frequentemente num determinado momento, por exemplo.
A função é ativada por defeito. No entanto, se não quiseres usar a função, basta desligá-la. Podes desativar as sugestões Siri para aplicações específicas ou todas as aplicações de uma só vez. Basta seguires estes passos:
- Abre as definições e vai para Geral
- Clica em "Siri e Pesquisa".
- Desativa a opção "Sugestões de Siri".
Resposta:
Se devolveres um iPhone ou o enviares para reparação, é necessário que desligues a função ""Encontrar iPhone"". Desativa esta função com as seguintes instruções:
- Vai até Go to http://icloud.com/find e inicia sessão com o teu ID Apple;
- Ainda não estás na função ""Encontrar iPhone""? Então clica no canto superior esquerdo e escolhe ""Encontrar iPhone"";
- Clica em ""Todos os Dispositivos"" no topo; e seleciona o dispositivo*;
Agora clica em ""Remover da conta"" (nota: tens mesmo de apagar o dispositivo, somente desligá-lo não é suficiente).
Não vês isto? Então clica em ""Todos os Dispositivos"" (ou iPhone de - o teu nome -"") e clica no x ao lado do teu dispositivo.*Não vês o teu telefone? Então é possível que já tenhas desativado a tua conta.
Resposta:
Se acabaste de atualizar para o iOS 9.0, podes ficar preso no ecrã "Deslizar para atualizar". Mesmo que reinicies o teu dispositivo, não conseguirás passar por este ecrã. Isto pode ser resolvido através da atualização do teu dispositivo para uma versão mais recente do iOS através do computador. Segue os passos abaixo para resolver o problema.
- Liga o teu dispositivo a um computador e abre o iTunes.
- Quando o teu dispositivo estiver ligado, prime e mantém premidos os botões power e home em simultâneo, até aparecer "Ligar ao iTunes".
- Escolhe "Actualizar" para atualizares o teu dispositivo.
- Segue os passos no ecrã do teu dispositivo para reiniciar tudo após a recuperação.
- Agora o teu dispositivo está novamente a funcionar corretamente e podes sair do ecrã "Deslizar para atualizar".
Resposta:
Ligas o teu iPhone Apple ao teu computador ligando um cabo à porta USB do computador.
Também podes utilizar o programa da própria Apple: o iTunes. Com este programa podes descarregar atualizações, colocar música no teu iPhone, sincronizar o teu iPhone com o teu computador, e muito mais.
Resposta:
Atualmente, os cartões SIM estão disponíveis em três formatos diferentes: regular, micro, e nano. Se o teu cartão SIM for demasiado pequeno para o teu telefone, podes utilizar um adaptador SIM. Desta forma, o cartão SIM caberá no teu telefone novamente. Se o teu cartão SIM for demasiado grande, podes cortá-lo com um cortador de cartões SIM.
Resposta:
A Apple anuncia grandes atualizações de software para os seus produtos praticamente todos os anos. Também indica quais os dispositivos que o fazem e quais os que não se qualificam para uma atualização. Normalmente, os dispositivos suportam atualizações de software durante alguns anos.
As atualizações de software para iOS podem ser instaladas de duas maneiras. A primeira opção é utilizares a tua rede Wi-Fi. É necessário ligar o dispositivo a uma fonte de alimentação e depois podes descarregar e instalar o software através de Definições > Geral > Atualização do software. A segunda opção é a atualização através do iTunes. Liga o dispositivo ao teu computador ou portátil e abre o iTunes. Depois podes ir para a vista geral do teu dispositivo e clicar em "Procurar atualização". De seguida, podes descarregar e instalar esta nova versão do iOS.
Resposta:
Para além do espaço de armazenamento interno do teu dispositivo, também podes utilizar o Cloud Storage. É aqui que podes carregar as tuas fotografias e vídeos, para que não precisem mais de ser guardados no teu telefone. Permanecem disponíveis no teu telefone através da Nuvem, mas não ocupam mais espaço no teu telefone. Desta forma, o teu telefone não abranda e não ficarás sem espaço de armazenamento tão depressa. Exemplos de armazenamento em nuvem incluem o iCloud, Dropbox, Google Drive, e Microsoft OneDrive.
Resposta:
Geralmente, a Internet móvel funciona imediatamente quando inseres o teu cartão SIM no teu smartphone. Se não for este o caso, podes ter de configurar uma APN manualmente. Para o fazeres, primeiro tens de ir ao menu “Definições”. Num dispositivo Android tens de ir a “Redes Móveis” e depois a “Pontos de Acesso de Nomes”. Depois clica em “Adicionar"" e aparecerá um formulário onde terás de introduzir os valores corretos. Assim que tiveres feito este passo, clica nos três pontos no topo e depois em "Guardar".
Num dispositivo iOS, vais a “Rede Móvel” e depois a “Opções de dados móveis”. Ao premires a opção “Rede de dados móvel” poderás preencher um formulário. Introduz aqui os valores corretos. Os valores que tens de introduzir diferem por fornecedor.
Resposta:
Com o tempo, a sujidade e o pó podem acumular-se na porta de carregamento do teu telefone. Como resultado, o teu cabo pode não se manter no lugar e o carregamento pode nem sempre correr bem. Podes resolver facilmente este problema removendo cuidadosamente a sujidade e o pó acumulados. Podes fazer isto, por exemplo, com um palito de dentes. Ao percorreres cuidadosamente as bordas e os cantos na entrada de carregamento, podes raspar a sujidade acumulada. Agora o cabo de carregamento pode voltar a ligar-se ao teu dispositivo. Certifica-te de que não utilizas força extra, basta raspares ao longo dele com frequência. Depois de teres raspado a sujidade, podes também soprar fortemente para a entrada de carregamento novamente. No entanto, certifica-te de que não entra nenhuma humidade.
Resposta:
Utilizas os MBs do teu pacote de dados quando utilizas a Internet móvel. Se estiveres numa ligação WiFi, não utilizas os MBs do teu pacote. A rapidez com que gastas os teus MB depende inteiramente da velocidade da tua rede móvel, do que fazes na Internet, e do tempo que passas na Internet. Na tabela abaixo podes ver a quantidade de MB que utilizas com as diferentes ações:
Atividade Utilização média WhatsApp (apenas texto) 0.01 MB por mensagem WhatsApp (com foto) 0.10 MB por mensagem E-mail (apenas texto) 0,01 MB por e-mail Ver website 1 MB por página Carregar ou enviar fotografia por e-mail 1 MB por fotografia Streaming de música (alta qualidade) 2 MB por minuto Streaming de vídeos (YouTube ou Netflix, por exemplo) 2-5 MB por minuto Videochamada 3 MB por minuto Descarregar aplicação Varia consoante a aplicação. Algumas aplicações populares como por exemplo: WhatsApp tem 25 MB, Instagram 83 MB, Facebook 229 MB e Snapchat 118 MB. Os jogos são, muitas vezes, ainda maiores; podem chegar a 1GB ou mais. Nota que os detalhes acima se aplicam ao consumo médio, o consumo real pode variar. Alguns exemplos:
- Quanto maior for a qualidade de um ficheiro vídeo ou áudio, mais dados consomes ao ouvir ou vê-lo;
- Se enviares uma mensagem Whatsapp com um anexo, tal como uma fotografia, isto também gasta mais dados;
- Se houver mais animações num website, por exemplo partes móveis ou anúncios, também se consomem mais dados.
Para guardares MBs do teu pacote de dados, é melhor descarregares as aplicações mais pesadas e atualizações de software quando estiveres ligado ao WiFi. Por conveniência, pode assumir-se que um utilizador médio utiliza cerca de 1000 a 1500 MB por mês. Se fizeres uso intensivo da Internet móvel deverás escolher um pacote com 2000 ou 3000 MB, ou talvez mais. Podes verificar com o teu fornecedor actual quanto MBs utilizas em média.
Se utilizares 4G ou 4G+, os dados serão processados mais rapidamente. Isto significa que consomes mais dados no mesmo período de tempo do que com uma ligação 3G. Desta forma, o 4G não utiliza mais dados do que o 3G, mas como funciona mais rapidamente, são processados mais dados no mesmo espaço de tempo. Se tiveres uma ligação 4G, isto geralmente significa que utilizas mais dados do que aqueles a que estás habituado com o 3G.
Resposta:
A resposta curta: remove aplicações, fotos, e vídeos do teu telefone.
A resposta elaborada: um telefone tem dois tipos diferentes de memória: memória de armazenamento e memória de acesso aleatório (também chamada RAM). A memória de armazenamento armazena ficheiros, tais como fotografias e aplicações. Os processos ativos são temporariamente armazenados na memória RAM. Por exemplo, a memória RAM permite a execução de aplicações.
Se receberes uma mensagem de que a tua memória está cheia, trata-se sempre da memória de armazenamento. Isto é porque há demasiados ficheiros no teu telefone. Exemplos de ficheiros grandes são fotografias, vídeos e aplicações. Se a tua memória de armazenamento estiver cheia, terás de apagar ficheiros do teu telefone. Também podes transferir ficheiros tais como fotografias e vídeos para um computador e depois removê-los do teu telefone para que não os percas. Podes igualmente inserir um cartão SD se houver uma entrada de cartão SD no teu telefone. Isto permite-te mover ficheiros da tua memória de armazenamento para o teu cartão SD de forma a obteres espaço extra no teu telefone.
Se a tua memória ficar rapidamente cheia, é sensato verificar as definições da câmara. Se o HDR estiver ligado, isto significa que serão guardadas duas variantes de cada foto. Ou seja, a memória de armazenamento do teu telefone ficará cheia muito mais rapidamente. Se desligares esta configuração, irás poupar muito espaço! Também podes definir uma qualidade inferior das fotos e vídeos, de forma a ocuparem menos espaço.
Resposta:
Se o teu telefone não se liga a uma rede 3G ou 4G, podem existir várias razões para isso.
Opção 1: apenas a entrada SIM 1 é adequada para ligações 3G/4G Pode ser que apenas um dos dois SIM slots seja adequado para ligações 3G ou 4G. Neste caso, podes resolver o problema colocando o cartão SIM que queres utilizar para a Internet 3G na entrada 1 do cartão SIM. Depois podes verificar se as definições da tua APN estão corretas. Estas definições diferem de fornecedor para fornecedor e podem ser ajustadas através do menu de definições.
Opção 2: a ligação perde-se Se a tua ligação se perder, podes remediar esta situação desativando a procura automática da rede. Depois podes configurar manualmente a rede desejada através dos "dados móveis" no menu de definições e ver os operadores de rede.
Resposta:
Se introduzires o código PIN errado três vezes, deves introduzir o teu código PUK. Se perdeste o código PUK, podes resolver isto da seguinte forma. O código PUK pode ser solicitado no ambiente pessoal do teu fornecedor. Também é possível contactar o serviço de apoio ao cliente do teu fornecedor. Não temos conhecimento do teu código PUK ou outros dados pessoais do teu fornecedor, por razões de privacidade. Por isso, infelizmente, não te podemos ajudar com isto.
Resposta:
Todos os dispositivos vendidos no nosso website são desbloqueados. Isto significa que podes utilizar qualquer telefone com um cartão SIM de qualquer fornecedor. Por favor, certifica-te de que o cartão SIM tem o tamanho certo. Não há problema em encomendar um telefone sem SIM do nosso webiste e utilizares o teu cartão SIM atual.
Resposta:
Se o teu telefone ficar molhado, pode ficar danificado pela água. Para evitar danos, é importante seguires cuidadosamente os passos abaixo indicados.
Antes de mais, é importante que desligues o teu telefone. Eletricidade e água não são uma boa combinação e só podem causar mais danos. Depois, se possível, remove a bateria e o cartão SIM do dispositivo. Isto evitará danos no chip. De seguida, abana o dispositivo para remover qualquer água dos buracos. Depois, seca o telefone com uma toalha, coloca-o numa tigela, e cobre-o com arroz. O arroz absorve bastante bem a humidade e puxa a humidade do teu dispositivo. Para melhores resultados, coloca o telefone na tigela com arroz durante 72 horas e não o ligues entretanto.
Resposta:
Se já usas o teu telefone há algum tempo, pode tornar-se mais lento. Isto pode acontecer por vários motivos. Se houver demasiadas aplicações abertas, isto pressiona muito a RAM, porque o teu telefone tem muito para processar. Também pode acontecer que o espaço de armazenamento esteja quase cheio, porque há muitos ficheiros e aplicações armazenadas no teu telefone. Apaga alguns ficheiros para criar mais espaço de armazenamento e tornar o teu telefone mais rápido. Também recomendamos que desligues e voltes a ligar o teu telefone todas as semanas. Isto fecha as aplicações que estão em execução em segundo plano.
Resposta:
Evita danificar o teu dispositivo, utilizando acessórios como um protetor de ecrã ou uma capa. Estes evitarão riscos. Um protetor de ecrã é uma película protetora invisível que se pode colar ao ecrã. As capas vêm em muitas formas e tamanhos: há capas que protegem a parte de trás, e capas que cobrem todo o dispositivo.
Resposta:
Quando usadas intensivamente, as baterias esgotam rapidamente a energia. Podes melhorar a duração da bateria prestando atenção a algumas coisas. Fecha as aplicações ativas e reinicia o teu telemóvel regularmente. Isto fecha aplicações que funcionam em segundo plano e que reduzem a vida útil da bateria! Presta também atenção a configurações tais como GPS, NFC, Bluetooth e/ou sincronização automática. Desliga estas definições quando não as estiveres a utilizar. O ecrã de um telemóvel é muitas vezes o maior consumidor de energia, ao baixar o brilho podes poupar energia rápida e facilmente!